segunda-feira, 1 de outubro de 2012

mitos e verdades sobre chapinha e secador


Saiba o que é verdade ou não sobre o uso de fontes de calor nos cabelos, como secador, chapinha e até toalha aquecidas

Reportagem: Lela Malzone
Mitos e verdades sobre fontes de calor
Secador e chapinha não são inimigos dos fios, desde que 
usamos da forma correta
Foto: Felipe Lessa (Abá Mgt)
Nada de se desesperar quando o assunto for cuidados com acessórios que aquecem os fios. Usando de maneira correta,secadorchapinha e até mesmotoalhas aquecidas podem garantir madeixas muito mais bonitas esaudáveis. Confira a seguir os mitos e verdades que envolvem asfontes de calor:

Passar a prancha nos fios úmidos acaba com a saúde do cabelo?

Verdade
“A prancha, assim como o secador, resseca os f ios, deixando-os quebradiços. Só é aceitável aplicar a piastra sobre os f ios úmidos quando essa for a etapa de algum tratamento, já que ela ajuda a f ixar os ativos no cabelo”, explica Claudio Ferraz, cabeleireiro do salão Crystal Hair (RJ).

Secar cerca de 40% do cabelo antes de começar a escová-lo ajuda nesse processo?

Verdade
“Ajuda muito. Gastamos muito mais tempo se começarmos o processo da escova com 100% dos f ios úmidos, o que também irá provocar mais danos a eles. A pré-secagem de 30% a 40% das madeixas torna a escova mais prática menos agressiva”, comentaGuilherme Guedes, cabeleireiro do salão Ophicina do Cabelo (RJ).

A chapinha deve ser usada em temperaturas específicas em cada tipo de cabelo?

Verdade
Para conquistar um bom resultado na aplicação da piastra é essencial f icar de olho na sua temperatura. No cabelo mais grosso, ela pode atingir até 230° C. Já nos fios com escova progressiva tinturas, a temperatura não deve ultrapassar os 200° C. E nas madeixas bem f ininhas, que geralmente são maisfrágeis, o ideal é até 180° C, para que elas não se quebrem.

O creme termoativado protege o fio do secador e da prancha?

Verdade
“Principalmente os produtos que possuem silicone queratina em sua fórmula, já que além de formarem uma película protetora ao redor do f io, ajudam a selar as cutículas, eliminando frizz”, ensina Claudio Germano, cabeleireiro (SP).

A toalha quente potencializa a máscara de hidratação?

Verdade
“A toalha quente, assim como a touca térmica, é muito útil nas hidratações feitas em casa, já que ajuda a abrir cutícula das fibras capilares, facilitando a absorção dos ativos”,diz Claudio Germano.

Secador e chapinha são os piores inimigos dos fios?

Mito
Não, desde que usados da maneira correta, ou seja, com a aplicação prévia de um leave-in termoativado para proteger  os f ios.

Iniciar o babyliss nos fios molhados facilita o processo?

Mito
Se f izer isso, você poderá danif icá-los. É essencial que o cabelo esteja 100% seco e que você use umprotetor térmico para evitar que os f ios f iquem queimados desidratados.

O calor da prancha fecha a cutícula dos fios?

Mito
A piastra só surtirá esse efeito se for usada em um tratamento cauterizante, que pode ser realizadoapenas nos salões de beleza. Os acessórios de uso caseiro só ajudam a deixar o cabelo mais liso, masnão alteram em nada as cutículas da fibra capilar.

O uso excessivo do secador para alisar os fios cria um efeito memória no cabelo?

Verdade
Se o aparelho for utilizado com a temperatura muito elevada e durante muito tempo na mesma parte do f io, pode criar, sim, uma memória, principalmente nas pontas, que são mais sensíveisdanif icando-as.

Aquecer o óleo de argan antes de aplicá-lo no cabelo torna a hidratação mais poderosa?

Verdade
“O óleo se torna mais poderoso ao ser aquecido à temperatura baixa, cerca de 40º C, por volta de três a cinco minutos”, garante Guilherme Guedes.

Usar secador todos os dias deixa o cabelo ressecado e sem brilho?

Verdade
“Por isso mesmo é que devemos usá-lo com cuidado”, ressalta Claudio Ferraz. Para que isso não aconteça, lembre-se de aplicar um creme termoativado antes de começar a usar o aparelho e façahidratações quinzenais.

O jato quente do secador pode soltar a cola dos alongamentos?

Mito
A cola de queratina que faz a junção dos apliques com os fios naturais só se desmancha com altas temperaturas, acima de 100º C, e nenhum secador consegue chegar a esse patamar.

A chapinha é mais agressiva nos fios tingidos?

Verdade
O cabelo com tintura já é mais sensível do que o natural por causa da ação da química. Ao aplicar a chapinha, ele pode ficar mais ressecado ainda. Isso sem falar que o calor excessivo pode até mesmo levar ao desbotamento da cor, deixando-o opaco.

O jato quente do secador pode queimar o couro cabeludo?

Verdade
Sem dúvida alguma. Por essa razão é que se deve manter uma distância mínima de15 centímetros do bocal do secador ao cabelo e jamais deixar o acessório parado em um mesmo local por muito tempo.

A água quente do chuveiro deixa os fios oleosos?

Verdade
Afinal de contas, ela ajuda a estimular a oleosidade do couro cabeludo, ao deixar os seus poros abertos. Por isso, os profissionais sempre indicam que o último jato da lavagem do cabelo seja frio.

O creme termoativado deixa o cabelo pesado?

Mito
Assim como qualquer produto para o cabelo, ele deve ser aplicado na dose e da maneira adequadas para que ele não fique pesado e com aspecto bem oleoso.

Água muito quente gera o aparecimento da caspa?

Verdade
Como ela estimula a produção de oleosidade, é natural que possa ocorrer uma descamação do couro cabeludo.

O brushing seguido da chapinha só deve ser feito em fios muito crespos?

Mito
“Isso não é regra. Essa dupla pode ser aplicada sempre que houver a necessidade de f ios extremamente chapados e a escova não se mostrar suf iciente”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário