terça-feira, 2 de outubro de 2012

A invasão de cravos


Se você já ouviu aquele papo de que os cravos são aracnídeos (família das aranhas) e morre de medo de que isso seja verdade, pode ficar mais do que tranqüila, pois isso não passa de mais uma invenção popular.
A acne nada mais é que uma inflamação das glândulas sebáceas da pele. Essas glândulas produzem uma substância chamada sebo, formada de diversos tipos de gorduras. “O sebo é normalmente eliminado pelos chamados folículos pilossebáceos, formados por um pêlo e uma glândula sebácea, situados na camada intermediária da pele”, explica a dermatologista Sonia Aparecida Ribeiro. Os tais folículos pilossebáceos são os populares poros da pele.
Quando alguma coisa na pele – como sujeira e oleosidade – tampa os poros, o sebo fica retido no buraquinho e forma cravos. Os poros estão na pele do corpo inteiro, exceto nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, enquanto que no rosto, nas costas e no peito as glândulas sebáceas são maiores.
A acne se manifesta pela formação de cravos ou espinhas que, se são tratados sem cuidadosadequados, podem deixar na pele marcas e cicatrizes.{
Tipos de acne
- Pontos pretos ou comedões abertos: esse tipo de cravo raramente inflama e pode ser eliminado facilmente. Muitas vezes desaparece espontaneamente.
- Pontos brancos ou comedões fechados: os cravos brancos não são eliminados facilmente, mas podem inflamar.
- Pápulas: as elevações sólidas da pele, avermelhadas e doloridas. São causadas por uma reação inflamatória, sem presença de pus.
- Pústulas ou espinhas: as pústulas ou espinhas indicam inflamação com presença de pus, na superfície da pele.
- Cistos ou espinhas internas: as inflamações com pus nas camadas mais profundas da pele, chamam-se cistos ou espinhas internas e não são eliminadas espontaneamente.

Causas da acne

- Fator genético ou hereditário.
- Fator hormonal. Na adolescência, como a quantidade de hormônios aumenta, aumenta também a produção de sebo, o que pode contribuir para o surgimento da acne.
- Atividade das glândulas sebáceas. Algumas pessoas têm glândulas sebáceas mais ativas que outras, por isso as pessoas de pele oleosa apresentam maior tendência � acne.
- Ação de bactérias. Algumas bactérias agem no sebo acumulado e favorecem a inflamação da pele, formando lesões avermelhadas, doloridas e com pus.
Cuidando da acne- Usar produtos em forma de gel.
- Fazer limpeza diária usando loção de limpeza ou sabonete e hidratante em gel com filtro solar.
- Fazer uso de produtos com propriedades calmante, cicatrizantes, bactericidas, antiinflamatórias e adstringentes.
- Fazer limpeza de pele mensalmente ou quinzenalmente com esteticista, profissional gabaritado e vale a pena dizer que este passo é fundamental para o sucesso do tratamento.
- Em caso de acne muito avançada, procurar um médico, que pode, além do tratamento, receitar antibióticos.
- A esteticista Aldrey Sobrinho explica para que serve cada tipo de ácido e dá algumas receitas que você pode fazer em casa para acabar com a acne. Clique aqui para ler!
Dicas:
- Não mexa na acne ou cravo, pois a mão e a unha podem contaminar e piorar a lesão, inclusive deixando sua pele marcada com cicatrizes.
- Não usar produtos gordurosos, maquiagens gordurosas e bloqueadores. Eles são venenosos, porque aumentam a oleosidade quando impedem a passagem da gordura natural da pele.
- Não fique no sol achando que vai melhorar. O sol aparentemente pode ter um efeito cicatrizante, mais em excesso pode estimular a produção de sebo.
- Limpe a pele antes de dormir
- Procure se alimentar de forma adequada e tomar água. O estado nutricional e a falta de líquidos influenciam na saúde da pele.
- Não exagere lavando o rosto várias vezes ao dia. O excesso de lavagens pode estimular a produção de sebo.
- Pílula anticoncepcional não faz mal para a acne. Dependendo do anticoncepcional, a acne pode até regredir.
- É mentira que a masturbação provoca acne.
- Aquela história de que quando o intestino não funciona direito provoca acne não passa de mais uma lenda.
Por: Andreza Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário